Lançada no Brasil a nova revista de literatura


Cruviana, é o nome de um novo espaço para o desfile das criações inéditas na arte da escrita, contribuindo deste modo, para o desenvolvimento da literatura e no aparecimento de novos autores literários.
A iniciativa que estará disponível em on-line, conta com a participação de vários literatas, como escritores, docentes universitários e linguística, no conselho editorial, mas que em termos de publicação de textos, poderão participar literatas de todo o mundo.
Em Moçambique, já está garantida a correspondência, através dos integrantes do Movimento Literário Kuphaluxa, que enviarão constantemente os seus artigos literários para a revista.
Para o Kuphaluxa, participar desta iniciativa constitui um grande avanço na moderação do debate literário em que este grupo tem se envolvido com o Brasil e no espaço lusófono no geral, sendo que desta vez, o intercâmbio será ao mais alto nível em termos de divulgação das obras dos contistas moçambicanos em nascimento.

“O título da Revista surgiu de uma expressão muito conhecida no Nordeste brasileiro. A palavra “Cruviana”, no dicionário, quer dizer “frio intenso”. Não se trata de um frio comum, mas de uma sensação de frio que chega de madrugada, provocando calafrios como se fossem provocados por uma ação mística e metafísica.
De acordo com o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, o termo "cruviana" é uma variação de "corrupiana" ou "corrubiana" e consiste na queda de uma neblina frígida que, no verão ou no inverno, vem acompanhada do vento que sopra do sudoeste.
No Norte, Cruviana é a Deusa do vento, a mulher do alvorecer. Chega em tornado, acordam os trabalhadores das fazendas e os envia fora para o trabalho.” Estávamos a citar o editorial da referida revista.

VISITE A REVISTA CRUVIANA EM: http://www.revistacruviana.blogspot.com/
publicado por Revista Literatas às 06:27 | link