FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA 2011

      V Festival Palavra no Mundo - Paz

Festival  com música, teatro, poesia, filmes e debates sobre a paz
 O Festival Internacional Showesia 2011, é um festival que se pretende anual com um tema escolhido a cada ano.

Este ano o tema escolhido se concretizou no âmbito do V festival palavras no mundo 2011, cujo o tema é a Paz, e Associação cultural showesia a coordenadora do festival para a língua portuguesa no mundo.   Os outros representantes do Festival mundial são:
Tito Alvarado (presidente honorário Projecto Cultural Sur)
Gabriel Impaglione (director Revista Isla Negra)
Alex Pausides (presidente Festival Internacional de Poesia de La Habana)
Carolina Orozco (Responsable del blog oficial del Festival) .

Participantes do Festival:

Realizadora filmes/ Activista: Iara lee (Brasil/EUA)

Músicos/cantores: Tânia Tomé, Neyma Lu ,Assa Matusse,Vasta Capela, Maneto,Patrick, Henrique Alberto,Beto, Gama,Nzonza, Maneto, Eunesia Cristina, kelvin Matsinhe, Zinaida Zualo, Elias, entre outros.

Escritores/ Oradores: Mia Couto, Calane da Silva, Rosália Diogo (Brasil), Eugénio Brás entre outros
Declamadores e Actores:  Calane da Silva,Osvaldo Mbali, Tânia Tome, Sangare Okapi, Iracema de Sousa, Lucílio Manjate
Campanha de solidariedade pela Aldeia de órfãos SOS – Por favor traga material escolar para os estudantes da aldeia órfãos para oferecer as crianças que tanto precisam. Pode trazer os materiais em todos os locais dos eventos.
Ajudem ao próximo. Kanimanbo.
Contacte-nos se pretende ser um dos participantes deste festival ou parceiro financeiro e de média, pelo nosso emailshowesia@gmail.com.


Programa de Actividades:


  LOCAL
Dias/ Maio 
Centro cultural Camões 18:00

Centro Cultural Brasileiro pelas 18:00
Filmes, musica, showesia
6
Marcha, pelas 7:30 a partir da Praça da paz ate ao Feima
 14
Gala  as 18 H no Cine Gilberto Mendes
 19



Festival Internacional Showesia - V festival Palavras no Mundo  2011 - Paz
www.showesiafestival.com

Mensagem

Associação cultural para o desenvolvimento showesia


Caríssimos amigos o festival internacional showesia, cujo tema deste ano é a
paz que organizamos pretende ser mais do que um convívio entre as artes e as  pessoas. Pretende ser um apelo a paz, solidariedade, amor em todos os lugares, em todos os momentos, com todas as pessoas e entes que nos  rodeiam, os visíveis e os invisíveis. 
A inércia também violenta os outros, nos inquieta, traz aquilo que vemos a olhos  cruz para as nossas casas, para as nossas vidas. Não passemos ao lado de situações que pudemos evitar, mudar. Muitas vezes com um simples toque dos dedos, com uma palavra, com um gesto. Não podemos pretender do mundo, aquilo que não fazemos por ele. A mudança começa por dentro, em cada um de nós. 
Cada ser humano é responsável pelo que o rodeia, se queremos a paz e o amor no mundo, ela deve partir de dentro. Começa consigo. Começa connosco. 
Tu és a mudança que pretendes ver no mundo. (Ghandi) “o mundo é o reflexo das nossas atitudes”(Tânia Tomé) O que podemos fazer para que ela cresça mais? A arvore do conhecimento, da ternura, da paz, do amor? Semeá-la? Onde existe essa semente tão valiosa e escassa?
A dignidade, a paz, a solidariedade são dos princípios e direitos mais importantes do ser humano, ter direito a ser respeitado, a ter condições de vida, a ter oportunidade, a dignidade, a liberdade, de estar tranquilo consigo mesmo e com o mundo, ter oportunidade de usufruir de todos direitos, só poderá acontecer se estiver em paz consigo e com o mundo. E só assim poderemos ter mais paz e amor no mundo que ansiamos.
Pratique o amor ao próximo, a paz, a solidariedade e receba-a espalhe-a pelo seu coração, partilhe com os outros, espalhe pelos seus amigos, pelos que o rodeiam, por Moçambique, pelo mundo.
Vamos construir um melhor mundo em nós, para nós, para o mundo. Começa            Consigo.

A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 
Tânia Tomé                                                         Maputo, 11 de Abril 2011 Festival 
tags:
publicado por Revista Literatas às 09:09 | link