Malês

Geraldo Lima - Brasil
 

Pelas ruas de São Paulo, seguindo-a. Um negro em seu encalço. Assustada? Passos lépidos, ancas envolventes: uma princesa nagô, sem dúvida alguma. 

 

— Luíza Mahim. Senhora Luíza Mahim! 

 

Aproveitou a multidão e estacou. Uma princesa nagô, não tenho dúvida. 

 

— Que merda é essa! Não me chamo Luíza... 

 

— Mahim... Luíza Mahim, mãe de Luiz Gama...  

 

Perplexa. Querendo entender e não podendo. 

 

— Lembra-se dos malês? O Recôncavo Baiano, o quintal da sua casa... 

 

Já havia virado as costas, aborrecida. Fez assim com uma das mãos, como se dissesse: cada maluco que me aparece. 

 

Não a segui mais. Que se fosse, desconhecendo quem realmente era. Havia outras. Mais dia menos dia, uma se apresentaria diante de nós, uma princesa nagô: 

 

— Senhores, é por aqui. Eis o meu quintal... Vamos começar tudo de novo.
 

 


 

 

Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora),  UM (romance, LGE Editora/FAC), Tesselário (minicontos, Selo 3 x4, Editora Multifoco, 2011) e Trinta gatos e um cão envenenado (peça de teatro, Ponteio Edições, 2011). É colunista dos sites: O BULE www.o-bule.com e Portal Entretextos www.portalentretextos.com.br e do Jornal de Sobradinho http://emicles.blogspot.com/; Colabora com o Jornal Opção, em Goiânia, GO, e com a revista TriploV www.triplov.com. Mantém o blog BAQUE www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com.br email: gera.lima@brturbo.com.br Twitter: @gerassanto.com    
publicado por Revista Literatas às 06:10 | link