Escritor Rubervam Du Nascimento escala Maputo

De Santa Teresinha, Rubervam Du Nascimento, que vem em missão de trabalho, mas dedicará as tardes para entrar em contacto com a Literatura Moçambicana e conhecer o Movimento Literário Kuphaluxa.

O Kuphaluxa vem, desde o princípio do ano em curso, interagindo com o poeta Rubervam Du Nascimento, este que a partir do Brasil, dispunha-se a transmitir os seus conhecimentos ao movimento.

Assim, de17 a25 de Agosto corrente, o poeta, estará envolvido em uma série de actividades programadas por ocasião da sua visita à capital moçambicana, cujo destaque vai para o lançamento da sua mais recente obra, intitulada “Espólio”, vencedora do VI Prémio Literário Livraria Asabeça em 2007 no São Paulo.

Está contemplado no programa para esta visita, a realização duma palestra no primeiro dia (17 de Agosto) as 14H na Escola Secundária Armando Guebuza, na cidade de Maputo, onde o poeta irá orientar o tema Porquê Ler? Já ministrado por vários escritores nacionais e internacionais durante este e o ano passado, incluindo a escritora Ana Rusche, que recentemente, esteve em Maputo.

Será a primeira vez do Rubervam Du Nascimento em Moçambique, e a primeira que terá contacto directo com os membros do Movimento Kuphaluxa, única agremiação, com que o escritor mantém contacto no País.

 No dia 18 pelas 16H, o poeta vai orientar uma palestra sobre a poesia brasileira e as suas aproximações com a moçambicana, na Faculdade de Letras da Universidade Eduardo Mondlane.

Na sexta-feira, será a vez da grande NOITE DE POESIA, a realizar no Centro Cultural Brasil Moçambique (CCBM) com o tema “O Prazer da Língua” e será na mesma noite que será lançado o livro, Espólio, com sessão de recital, onde o poeta vai dialogar, na sua apresentação, com José Craveirinha, o maior da poesia moçambicana.

 

 

 


 

RUBERVAM DU NASCIMENTO

Rubervam Du Nascimento é um poeta brasileiro, colaborador da imprensa alternativa desde os anos 70.

Rubervam Maciel do Nascimento, natural da Ilha Upaon-Açu, São Luís - Maranhão, nascido aos 31de Julho de 1954 é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e actua como fiscal do Ministério do Trabalho, em Teresina (PI), onde reside desde 1972. Foi presidente do Centro Colegial dos Estudantes Piauienses (CCEP) e da União Brasileira dos Escritores, UBE/PI .

Participou de actividades culturais nos anos 70 e posteriores, tendo suas obras incluídas em várias antologias, como: "Aviso Prévio" (1977); "Ô de Casa" (1977) e "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980); "Postais da Cidade Verde" (1988); "Poesia Teresinense Hoje" (1988) e "Andarilhos da Palavra" (1990), além de constar sua participação no livro "A Poesia Piauiense No Século XX" (1995), do crítico literário e antologista Assis Brasil. Também integrou a colectânea "Baião De Todos" (1996), organizada por Cineas Santos.

Recebeu diversos prémios em concursos literários realizados no Piauí e em nível de Brasil. Em 1997, obteve o 1° lugar em concurso nacional de poesia da Editora Blocos (Rio de Janeiro), com o livro "Marco Lusbel Desce Ao Inferno" 3.

Tem publicadas as obras, “A Profissão Dos Peixes”, “Marco Lusbel Desce Ao Inferno” e “Espólio”.

publicado por Revista Literatas às 08:35 | link