Escritora brasileira Ana Rusche Maputo

Está a caminho de Maputo a escritora brasileira, Ana Rusche, que vem ao País com o propósito de conhecer a Associação Movimento Literário Kuphaluxa bem como capacitar jovens escritores e amantes da literatura no geral, sobre as técnicas de escrita na literatura contemporânea.

Ana Rusche estará na capital moçambicana de1 a5 de Agosto próximo e para além de uma oficina literária de dois dias, com cerca de 50 escritores emergentes e estudantes das diversas áreas, vai participar em saraus culturais, visitará a casa do maior poeta de Moçambique, José Craveirinha, e ainda, orientará palestras no Centro Cultural Brasil – Moçambique (CCBM), Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e numa instituição de ensino.

A literata brasileira, durante os cinco dias em Maputo, irá manter igualmente, encontros com escritores nacionais, que culminarão com a edição de um livro de entrevistas sobre a experiência dos mesmos na vida artística e literária em Moçambique.

Na sua bagagem, Ana Rusche trará livros da sua autoria e de outros autores do Brasil, para doar à associação.

Esta visita, resulta da amizade e parcerias que esta associação tem mantido com várias instituições e personalidades ligadas ao mundo literário, no âmbito da sua estratégia de intercessão com os países de Língua Portuguesa.

Por julgarmos importante esta visita para a cultura nacional, pedimos a colaboração do Vosso prestigiado Órgão de Informação na divulgação do assunto e na respectiva cobertura.

 

ANA RUSCHE

Escritora natural de São Paulo, Brasil, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta: 2005, publicado no México em 2008) e Sarabanda

(Selo Demónio Negro: 2007) e o romance Acordados. A obra Nós que Adoramos um Documentário foi publicada em Setembro de2010, pela Editora Ouversaria da Palavra.

Possui extenso currículo de publicações (principalmente de poesia), tendo escrito em diversas antologias e revistas, brasileiras e internacionais, e traduzida ao catalão, espanhol e inglês. Participa em festivais de poesia no Brasil e outros países da América Latina, quando, por exemplo, ministrou palestras sobre poesia contemporânea brasileira na Universidade Autónoma do México (UNAM) e na Universidade Diego Portales em Santiago do Chile.

É formada em Letras e Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestreem Direito Internacionale doutoranda na área de Estudos Culturais (Letras - Inglês, FFLCH-USP).

publicado por Revista Literatas às 10:18 | link | comentar